sábado, 29 de agosto de 2009

Zé Henrique e Gabriel ficaram surpresos com os números do Hospital de Câncer de Barretos

Zé Henrique e Gabriel, que realizaram show na 54ª Festa do Peão de Barretos no dia 25, aproveitaram o day off pós show para conhecer as instalações do complexo hospitalar de maior credibilidade hoje no país para o tratamento de câncer: O Hospital de Câncer de Barretos, à convite do amigo Henrique Prata.
A dupla foi recepcionada pelo próprio Henrique, vice-presidente do hospital e sua equipe, juntos vistaram todas as alas, dos quartos de internação à capela, do espaço reservado para a reenergização e descanso dos funcionários aos departamentos de quimioterapia e medicina nuclear.
Admirados pelo trabalho realizado dentro do hospital, Gabriel afirma: "Não é só um exmplo de como deve ser tratada a saúde no Brasil, mas também uma lição de vida para todos nós."
Zé Henrique quis saber todos os detalhes do hospital e ficou impressionado com os números que representam hoje esse trabalho. Confira:

2.800 atendimentos/dia;
99,25% pelo SUS;
1.328 municípios;
27 estados;
Déficit mensal de R$ 3.400.000,00;
6 mil refeições diárias;
2 mil kg de roupas lavadas ao dia;
13 alojamentos com capacidade para 650 pessoas (pacientes ou acompanhantes), sendo dois infantis;
456.232 atendimentos para 84.305 pacientes em 2008
6 unidades móveis de prevenção percorrerem cerca de 240 mil km pelas estradas do país realizando exames preventivos de mama, pele, próstata e colo uterino em toda a população;
11.050 novos casos de câncer em 2008.

Este números não fazem parte de nenhuma estatística, são sim a realidade vivida pelo Hospital de Câncer de Barretos. 1967 foi o ano em que, Henrique Duarte Prata, filho dos fundadores, abraçou a idéia e deu seqüência ao projeto do hospital. Em 1989 foi instituída a Fundação Pio XII, em 2000 o Ministério da Saúde reconhece o Hospital e Câncer de Barretos como o 1º do país em Qualidade Hospitalar entre os 6.530 hospitais públicos e particulares avaliados.

"O hospital opera hoje numa área construída de 38 mil m², com 1500 funcionários. Os anos foram difíceis. Os investimentos tanto na construção civil como na compra dos caríssimos equipamentos só foram possíveis graças as abençoadas doações de pequenos colaboradores ou grandes empresários e artistas que, comprometidos com a VIDA, foram e continuam sendo verdadeiros parceiros da solidariedade" - informa Henrique Duarte Prata, vice-presidente.