domingo, 5 de junho de 2011

Jean Wyllys de frente com Gabi


O De Frente Com Gabi deste domingo, 5 de junho, à meia-noite, recebe o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys, que se tornou conhecido no reality show BBB. Professor, jornalista e escritor Jean fala sobre sua luta pelos direitos dos homossexuais, sobre ameaças de morte que tem recebido, sobre sua infância em Alagoinhas, na Bahia, e sobre a construção da verdadeira cidadania.

Abaixo, algumas frases da entrevista:

Sobre a infância:

"A gente não tinha banheiro em casa ..."
"Passei fome terrível..."
"Eu acredito em destino..."
"A gente começa a trabalhar desde cedo..."
"Lugar de criança não é na rua..."
"Sou o único homossexual da família..."
"Eu queria entender porque era chamado dessa maneira (gay)..."
"Fui discriminado no seio da família..."
"A primeira vez que percebi o meu desejo foi aos 16 anos..."
"Fui salvo pela educação..."
"Apesar de sofrer bullying, eu adorava a escola..."
"A educação pode salvar esse País..."

Sobre o BBB:

"Comprei uma casa para minha mãe, um apartamento para mim e ajudei a família (com o prêmio de R$ 1 Milhão)..."
"O BBB foi importante..."

Sobre o trabalho de deputado:

"Eu me considero um homem de esquerda..."
"A maioria dos partidos não tem comprometimento com a identidade ideológica..."
"Quem vai para lá (Brasília) pensando em si e não no coletivo é minoria..."
"A história do enriquecimento do Palocci enfraqueceu o governo..."

Sobre homofobia:

"Existe um discurso de ódio..."
"Há pastores que radicalizam no discurso homofóbico..."
"É algo que está na gente (homossexualismo)..."
"Eu sou leve, apesar do que vivi..."
"A escola precisa ser inclusiva..."
"É muito comum eles colocarem os direitos LGBT abaixo de tudo..."
"Não estamos falando de casamento religioso..."
"Eu quero casar..."
"Há uma violência institucional (contra os homossexuais)..."
"(Se a escola fosse inclusiva), eu teria sido protegido de uma série de violências. Das surras, dos insultos..."

A atração vai ao ar neste domingo, 5 de junho, à meia-noite.

Rosely Rodrigues
Com informações/SBT
Foto: Carol Soares/SBT