quarta-feira, 28 de março de 2012

Xuxa prestigia inauguração do Hospital Infantojuvenil em Barretos

O Hospital de Câncer de Barretos inaugurou no último sábado, (24), o Hospital Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O novo centro também sela a parceria com o Saint Jude Children´s Research – o mais conceituado centro de tratamento oncológico pediátrico de câncer no mundo. O acordo torna os hospitais “Twins Institutions” (Instituções Gêmeas), ou seja, os centros serão capazes realizar em conjunto, protocolos de pesquisa, intercâmbios entre os médicos e compartilhamento de casos e práticas clínicas. Além do acordo em comum, ambas as instituições celebram seus respectivos cinquentenários este ano e foram batizadas com o nome do mesmo santo: São Judas. O projeto inicial que se tornaria o Hospital de Câncer de Barretos, nasceu com o Hospital São Judas Tadeu, um hospital que hoje tornou-se uma unidade especializada e referência em Cuidados Paliativos.
“A inauguração da unidade infantojuvenil no mesmo dia em o Hospital São Judas Tadeu completa os 50 anos de existência, é um marco histórico na vida da minha família. Meus pais consagraram a São Judas um projeto que não foi alicerçado pelo caminho da razão matemática, da lógica, mas pelo princípio da fé”, afirma Henrique Prata, gestor do Hospital de Câncer de Barretos.
A construção do Hospital Infantojuvenil Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi realizada inteiramente através de doações: são R$ 20 milhões obtidos através das campanhas televisivas Direito de Viver (realizadas pelas emissoras TV Gazeta, Rede Vida de Televisão, Canal Rural e Rede TV!) e por doações ao “Projeto Cuidar” do Hospital de Câncer de Barretos, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA da cidade de Barretos para captação de recursos incentivado do Imposto de Renda a pagar de pessoas físicas (6%) e jurídicas (6%), ao Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, conforme estabelece o Art. 260 da Lei 8.069/90.

“Somos o centro que mais recebe casos de tumores ósseos do país e muitos pacientes chegam com o diagnostico avançado, apesar de já terem recebido atendimento em outros hospitais. As parcerias com o St. Jude e o MD Anderson Cancer Center (o maior centro de tratamento oncológico do mundo) permitirão fortalecer a pesquisa clínica desses tumores. Assim, conseguiremos oferecer uma segunda chance de tratamento, com novas drogas, para pacientes com recaída ou em progressão de doença”, informa Dr. Luiz Fernando Lopes, Coordenador Médico do Departamento de Pediatria do Hospital de Câncer de Barretos. O novo hospital também terá técnicas de laboratório e genética baseadas no conceito de terapia-alvo, onde o tratamento será geneticamente personalizado para aumentar as taxas de cura.

Além de oferecer um segundo tratamento para crianças em estágio avançado, o hospital infantojuvenil investirá no diagnostico precoce e na prevenção. “Focar apenas em tratamento não é mais o futuro, pois o que irá curar mais crianças é garantir o atendimento no estágio inicial da doença e promover hábitos saudáveis para que elas não desenvolvam câncer”, explica Lopes.

A ideia é multiplicar essa consciência pelo interior do país. “Vamos utilizar ferramentas modernas de comunicação para levar essa mensagem às crianças e aos pais delas. Conscientizar crianças a não fumar, comer corretamente e realizar atividades físicas já é um grande avanço. O resultado talvez não seja imediato, mas o efeito multiplicador será muito maior daqui a 20 ou 30 anos”, relata o médico.

Outro protocolo que merece atenção é o referente aos tumores adrenocorticais, situados na supra-renal. Estudos realizados em parceria com St. Jude demonstram um tipo de mutação genética especifica que coloca o Brasil como o país com maior número de incidência deste tumor pediátrico. Segundo Dr. Luiz: “ampliaremos as pesquisas em parceria com o St. Jude para nos tornarmos centro de referência no diagnostico molecular, no tratamento e no aconselhamento genético aos pacientes e famílias afetadas por este tumor”.

A nova unidade foi construída em um amplo terreno ao lado do complexo do Hospital de Câncer de Barretos. Possui 27 leitos, ambulatórios, salas de infusão separadas por faixa etária, centro de reabilitação, centro de quimioterapia, laboratório de emergência, recepção, administração, serviços de apoio e pronto atendimento 24 horas. O hospital conta com o apoio de outros setores como lavanderia, nutrição, radioterapia, radiologia, farmácia central, banco de sangue, laboratório, patologia, entre outros.

“O nome do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido como forma de agradecimento pela sua colaboração ao Hospital de Câncer de Barretos durante sua gestão na Presidência da República”, explica Henrique Prata.

A filosofia do tratamento pediátrico do Hospital de Câncer de Barretos segue a mesma linha humanizadora existente na instituição como um todo: acredita na cura psicossocial, ou seja, que o cuidado com as próprias questões sociais e psicológicas do paciente é tão importante quanto o tratamento médico para a melhora de seu quadro clínico. Pensando nesse aspecto, o novo prédio tem estruturas inovadoras para facilitar, dinamizar e tornar mais agradável o convívio das crianças e suas famílias com o ambiente hospitalar.

“As crianças tem uma forma diferente de olhar o mundo e um atendimento mais especifico, em ambiente próprio, torna o sofrimento menor e a aceitação ao tratamento maior”, conclui o coordenador médico.

O Investimento de R$ 20 milhões foi obtido apenas com doações!

Bacana!

Rosely Rodrigues
Fotos: Divulgação