segunda-feira, 9 de julho de 2012

Eduardo Costa de cara com a AGBNews'

Em meio a uma lotada agenda de shows e compromissos para divulgar seu novo trabalho - "Pecado de Amor" - Eduardo Costa reservou alguns minutos para conversar com a Agência BR de Notícias - AGBNews.
Com simpatia o cantor respondeu as perguntas abaixo:

* Pensar, idealizar e realizar um projeto leva tempo e dinheiro. A pirataria deu uma trégua aos artistas?

- Posso dizer que os artistas estão acabando com a pirataria e que hoje para os pirateiros, os artistas viraram inimigos, pois muitos deles gravam CDs e os distribuem nos shows.
* Nesse trabalho você assina quatro faixas. Como é o Eduardo Costa compositor. O que te inspira?

- Já me inspirei em mulheres, amigos..., mas a música é a minha inspiração. Faço música por paixão e com paixão.
Minha inspiração não tem hora para chegar, pode ser às duas horas da manhã ou às duas horas da tarde como aconteceu quando compus a faixa 11, desse novo CD, 'Eu quero te dizer que sim'.
* E falando em compositor, Guto e Nando, Bruno, Edson... também assinam músicas no novo álbum ‘Pecado de Amor’. Você concorda que falta divulgação dos nomes dos compositores nas rádios?

- Falta sim e eu fico muito triste com isso, pois os compositores merecem esse crédito. Há muitos anos todo radialista dizia o nome das músicas e dos compositores, mas infelizmente hoje isso não acontece. Eu valorizo os compositores e brigo para tê-los em meus trabalhos, mesmo porque se um CD for totalmente autoral, ele fica muito parecido. Eu abro mão de uma composição minha para dar lugar à uma de Fátima Leão ou de outro compositor.
* O Alexandre Pires participa da faixa 10, ‘Presente de Aniversario’. Como foi a escolha dessa música para a participação dele?

- Essa música foi feita em cima de uma brincadeira engraçada que fiz com um amigo no dia de seu aniversário. Ao invés de lhe mandar um presente, lhe mandei uma ‘quenga’, que não deixou de ser presente também. (Risos) Como o ritmo era um samba ninguém melhor que Alexandre Pires para dar a ‘cara’ que a música precisava.
* Na faixa 1, você canta: ‘Eu me sinto um menino abandonado...’ Você já se sentiu assim?

- Sabe, têm dias que a gente acorda meio carente, meio com o ovo virado, como diziam quando eu era criança. Tem gente que é triste ou está triste. Apesar de eu ser uma pessoa imensamente feliz, alto astral, têm dias que eu acordo um pouco triste, mas não sou triste.
* O que tira você do sério?

- Sou uma pessoa correta e muito desconfiada. Estou sempre com o pé atrás. Me sentir enganado é coisa que me tira do sério, de verdade! Não suporto a traição, em todos os sentidos. Gosto de saber das coisas, concordar ou discordar. Passar por bobo não é comigo. Procuro não fazer com ninguém o que não quero para mim.
Tem um ditado que diz: Sinceridade e desodorante são coisas boas pra todo mundo.
* Por mais que você esteja sempre rodeado de pessoas, entre elas as mulheres, algumas vezes bate a solidão?

- Acho que solidão é um sentimento normal na vida de qualquer artista. Quantas vezes, voltando de um show, visto por mais de 50 mil pessoas, eu me vi sozinho na van voltando para o hotel. Mas bem dosada, a solidão até faz bem porque é nesse momento que paro para pensar sozinho.
* Normalmente os artistas preservam a intimidade, mas pelas suas fotos e entrevistas parece que você não enfrenta esse problema.
Você tem uma filha. Chegou a se casar? Como é o seu relacionamento com ela e com a mãe dela?

- Tenho uma filha de oito anos. Tudo aconteceu no começo da minha carreira, um namoro conturbado. Sou apaixonado pela Duda, um pai preocupado e presente, apesar de ter ficado 8 meses sem vê-la por estar em juízo a minha convivência com a menina. Entrei na justiça não por causa de pensão, que sempre pago em dia, mas porque eu queria privacidade nos dias que ela estivesse comigo, nada de mãe, de tia... Fico muito feliz quando estou com ela.
Quanto à intimidade... eu procuro me preservar, mas por outro lado eu gosto de dividir meus momentos de felicidade, de alegria. O povo comenta as fotos que posto no Instagran. Não é vaidade nem exibicionismo, são momentos de alegria que gosto de compartilhar. Se estou sempre sem camisa ou de sunga é porque vivo às margens da represa, num lugar de muito calor. E é esse meu momento de descanso, felicidade e lazer que gosto de dividir com os fãs.
* Ultimamente muito se comenta sobre um suposto relacionamento seu com a bela Simone Sampaio. Essa informação procede?

- Já ficamos sim. Ela é maravilhosa, uma mulher e tanto, adoro ela.
* E com quem você divide os problemas e os sucessos?

- Com as pessoas que amo: minha mãe, minha irmã, minha família, meus fãs, meu amigo Caeta e principalmente com a Ângela que cuida de mim há anos como se fosse minha mãe. Sou solteiro, moro sozinho e é ela quem me atura de verdade.
*Qual é o seu ídolo?

- Tenho muitos ídolos. Quando eu era pequeno gostava muito do Barreirito, do Trio Parada Dura. Na adolescência surgiram muitos cantores sertanejos, entre eles Leandro e Leonardo. Hoje ouço e gosto muito de Luiz Miguel, Lara Fabian e muitos outros.
O Leonardo, para mim, é muito especial. Foi meu ídolo e hoje é meu amigo, meu irmão, meu empresário e continua sendo meu ídolo.
*Onde mora a fé de Eduardo Costa?

- Em Deus! Acredito só em Deus! Não sou supersticioso. Tenho muita fé e posso dizer que sou um homem de fé. Sou religioso praticante, já estudei a bíblia cinco vezes, conheço todas as passagens e estou sempre orando. Agradeço e peço a Deus saúde, proteção, que Ele me livre da vaidade, que me dê sempre humildade para que a fama não se sobreponha e que Ele me faça a cada dia uma pessoa melhor. Digo sempre que fé é o requerimento da criatura ao Criador.

Rosely Rodrigues
Fotos: Rosa Marcondes e Twitter @eduardocosta