terça-feira, 11 de novembro de 2014

Jorge Ben Jor se apresenta no Espaço das Américas

 

Jorge Benjor vê o público de seus shows se renovar a cada ano.
As novidades não se restringem a “Recuerdos de Asunción”. Os discos que estão sendo relançados trazem faixas-bônus. Em “Dádiva”, foi incluída “Waimea 55000”, que fala “de uma onda de 15 metros que surge uma vez por ano no Havaí”, e traz à tona o lado surfista de Jorge – é, ele já teve até equipe de competição, a “Ben Surf”. Já na versão em CD de “Ben Brasil” foi incluída “Natal Brasileiro”, gravada para um quadro do programa “Fantástico”.

Os três últimos discos de Jorge Ben em sua primeira passagem pela Som Livre trazem algumas pérolas de seu repertório que ficaram esquecidas. O explosivo samba-funk “Eu Quero Ver A Rainha”, em dueto com Tim Maia, que abre “Dádiva”, tem tudo para emplacar nas pistas de dança. Foi à primeira vez que Jorge gravou com Tim Maia, a quem homenagearia mais tarde no sucesso “W/ Brasil”. “Quando escrevi ‘Ive Brussel’, para o disco ‘Salve Simpatia’, quis reunir Caetano, Tim Maia e Roberto Carlos. Não foi possível. 

O álbum “Sonsual” contou com a participação de músicos do naipe de Antonio Adolfo e Paulo Moura, além de arranjos de César Camargo Mariano. Se no disco “Bem-vinda Amizade” (1981) ele já havia composto um samba-enredo (“O Dia Em Que O Sol Declarou Seu Amor Pela Terra”), dessa vez ele teve a idéia de gravar “Hooked On Samba”, um pout-pourri com os sambas das escolas que desfilaram em 1984.

“Ben Brasil” abre com “Roberto, Corta Essa”, sambalanço que costuma fazer parte do repertório dos shows de Jorge até hoje. “Sasaci Pererê”, originalmente composta para o especial de TV “Pirlimpimpim”, bota pra pular crianças de todas as idades. Em “Procura-se Uma Noiva”, brilha o piano de João Donato, com direito até a um solo aplaudido no final (o momento piano play, como Jorge gosta de anunciar). 

Com uma agenda de shows permanentemente lotada, Jorge Benjor pretende incluir em suas próximas apresentações, ao lado dos clássicos eternos que todo mundo sabe de cor, algumas das “novas” canções. Que, lógico, têm tudo para animar a festa. Salve simpatia! Este é o clima no qual o cantor e a banda do Zé Pretinho irão agitar o Espaço das Américas em São Paulo.
 
Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação